Bota de Natal

Material Necessário

– 0,5m de lamê vermelho
– 0,5m de fitas estampadas natalinas de 2,5 cm de largura
– 0,5m de fitas vermelha e branca de 1cm de largura
– 0,5m de fita aramada xadrez com 4cm de largura
– Cordonê vermelho
– Cola quente

Passo a passo

Faça um molde de bota de 28cm de altura por 20cm de largura. Coloque o molde sobre o tecido dobrado. Recorte deixando 0,5cm a mais em toda a volta. Abra a bota e passe cola quente no avesso, menos na parte de cima. Cole a fita aramada na borda da bota. Deixe passar 1cm e corte. Levante, passe cola nessa ponta e dobre. Vire a bota e passe cola na parte debaixo da fita.

Agora, cole as outras fitas no sentido horizontal. Colo só o início, deixe sobrar a fita e corte. Deixe dois dedos de espaço e repita o processo com as outras fitas: a estampada branca, a vermelha mais estreita e por último, a estampada vermelha. A seqüência é uma fina, uma grossa, uma fina e uma grossa. Iniciar o trançado com a primeira fita na vertical. Passe por cima da primeira, por baixo da segunda, por cima da terceira e por baixo da quarta. Na segunda inverta. Faça isso até concluir o trançado. Depois estique bem as fitas. Passe cola nas pontas das fitas da horizontal e cole. Depois faça o mesmo com as da vertical. Corte as sobras.

Agora faça uma alcinha para pendurar a bota. Pegue um pedaço de fita vermelha, faça uma alcinha de mais ou menos 4cm, passe cola e cole na parte de dentro da bota. Pegue o cordonê e cole em volta de toda a bota para dar acabamento. Cole as emendas de fitas do trançado. Está pronta a bota!